1 – Ao tomar banho
A maioria das pessoas não levam em conta o consumo de água durante o banho. Vale lembrar que um banho de 5 minutos gasta em média 60 litros de água. Ou seja, mais ou menos 22 mil litros de água por ano !
Por esse e outros motivos, como desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, o consumo pode cair de 60 para 25 litros, além da economia de energia elétrica. 80% do total de água que consumimos em casa é utilizada no banheiro.
2 – Ao escovar os dentes
Quando você for escovar os dentes, lembre-se sempre de fechar a torneira enquanto escova os dentes. Abra a torneia apenas antes de escovar os dentes para molhar a escova e no final para enxaguar a boca e lavar a escova.
Esse simples ato fará com que você economize uma média de 16 mil litros de água por ano! Esse mesmo princípio vale para se barbear. Deixe a torneira fechada o máximo possível.
3 – Ao lavar louça
Ao lavar a louça com a torneira aberta, o tempo todo, você pode desperdiçar até 100 litros de água. Se a lavagem da louça durar mais ou menos 15 minutos, em um apartamento, onde a pressão da água é maior do que em uma casa, você gasta até 250 litros de água.
Limpe bem os restos de comida dos pratos, panelas e talheres com a esponja. Ensaboe todos os utensílios com a torneira fechada, e só depois enxague tudo de uma vez. Instale aquelas torneiras com “peneirinha” na saída da água, para economizar ainda mais. Se possível instale essas torneiras nas cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
A máquina de lavar louça gasta em média 40 litros de água. Portanto, utilize-a somente quando estiver cheia.
4 – Ao lavar carro ou moto
Se você usar mangueira para lavar o carro durante 15 minutos, terá um gasto médio de 280 litros de água semanalmente, ou seja quase 15 mil litros de água por ano. Por este motivo, evite usar mangueiras e utilize o balde. Lave seu carro quando for muito necessário.
5 – Ao regar o jardim
No Inverno, o indicado é regar as plantas uma vez a cada 2 dias(Manhã e ao anoitecer) e no Verão, regue apenas uma vez por dia. Evite usar mangueiras e utilize o balde.
Atenção aos vazamentos
Os vazamentos visíveis mais comuns geralmente ocorrem nas torneiras, na bóia da caixa d’água, nas válvulas de descargas etc. Nas tubulações embutidas na parede, a umidade aparecerá na própria parede.
Existe também os vazamentos subterrâneos , nesse caso ,somente através de equipamentos eletrônicos é possivel fazer a detecção, neste caso , o vazamento é localizado sem a necessidade de quebra quebra, evitando custos desnecessários e obras inesperadas.
Sabe quanto você derperdiça com aquele pinga-pinga nas torneiras por mês ?
- Gotejamento lento – 300 Litros
- Gotejamento Médio 600 Litros
- Gotejamento Rápido 960 Litros
Fontes fornecidas pela Cia de Saneamento Básico do estado de São Paulo(Sabesp)
Por esse e outros motivos, sempre que possível, pelo mínimo que seja, não desperdice água. Esse presente tão puro e divino dado por nosso Deus.